sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

The Help - As Serviçais

Um dos melhores filmes do ano. Já entrou para a minha lista de filmes preferidos, já o vi umas quatro vezes. Adoro! E tive de ir comprar o livro. Consegui a versão original, para ouvir na minha cabeça aquele delicioso sotaque do Mississipi.

Viola Davis, Octavia Spencer, Emma Stone, Jessica Chastain e um rol de outros actores e actrizes transformam este filme numa obra-prima. E o livro é também fantástico, tenho a dizer. Ainda não terminei, mas não tenho sido capaz de o pousar.

Jackson, Mississipi, anos 60. As serviçais negras, as empregadas domésticas das ricas senhoras brancas são obrigadas a utilizar as casas de banho fora da casa principal. Segundo algumas, têm doenças diferentes que podem passar à família. Enquanto isso, estas negras tomam conta dos filhos, a quem muitas senhoras brancas recusam sequer a pegar ao colo. Nem todas são assim, como a jovem Skeeter, recém-licenciada e chegada da faculdade, que decide denunciar esta situação, juntamente com duas criadas, Minny e Aibileen. Este filme é comovente , e começamos a prever o futuro. Nesta fase, até as mulheres inconscientemente são descriminadas, e o movimento civil começa. Há uma passagem no livro em que Skeeter procura um emprego e só encontra pedidos para estenógrafas. Uma chamada de atenção social, num estado que na altura era um dos mais violentos e discriminatórios dos Estados Unidos.

Depois dos Descendentes e de Meia Noite Em Paris, este foi outro dos nomeados que já vi. Viola Davis merece o óscar se o ganhar. Merece completamente, para coroar uma carreira sofrida que tem tido, mas repleta de bons papéis. Recordo que também já foi nomeada pelo seu papel em A Dúvida.

Umas das melhores descobertas pessoais nos últimos tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Divagações